FUNDAÇÃO ANDRÉ MAGGI APROVA PROJETO DE XADREZ EM CAMPO NOVO DO PARECIS

18/06/2013 16:32

Todos os anos a Fundação André Maggi abre o processo de seleção pública de projetos, o objetivo desse programa é o desenvolvimento de projetos sociais por meio de parcerias com instituições nas cidades de atuação do Grupo André Maggi. Na SPP são apoiadas iniciativas com valores que podem ser de até R$ 50 mil.

Na seleção pública do ano passado, foram enviados 220 projetos de todo o Brasil, mas, apenas 16 projetos conseguiram ser aprovado, um deles foi o Projeto “Xadrez como Inclusão Social” desenvolvido pelo Professor de Educação Física Cleiton Marino Santana1, em parceria com a Diretora Neusa Bernadete Costa da Escola Municipal Jardim das Palmeiras.

O xadrez atualmente é protagonista de uma revolução silenciosa no Brasil, ele está sendo usando com uma importante ferramenta educacional, e é capaz de transformar vidas de estudantes, menores infratores, deficientes visuais, crianças com câncer, e até atletas que buscam apurar suas técnicas nos esportes.

Países como França, Canadá, Espanha, Cuba, Hungria, Israel, Iugoslávia, Alemanha, Suíça, Tunísia e a Venezuela avaliaram o singular valor dessa prática esportivo-recreativa e adotaram nos currículos escolares o ensino de xadrez.

O exemplo disso é o Paraná, que depois da década de 90 incentiva o xadrez nas escolas de todo o Estado, e hoje vários municípios como Curitiba, Paranavaí, Maringá, Londrina, Francisco Beltrão, Piraí do Sul e outros tem o xadrez no currículo escolar.

Assim o xadrez atua como grande coadjuvante escolar, pois a partir da prática, o jogador consegue desenvolver várias habilidades, como pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência,auto controle, o espírito de decisão e a coragem, a inteligência e o interesse pelas línguas estrangeiras.

O projeto “Xadrez como inclusão Social” visa oferecer aos alunos e consequentemente à comunidade externa, atividades motivadoras advindas da prática do jogo de xadrez, através de uma sala apropriada e adequada para a proposta didático-pedagógica, proporcionando uma melhora nas atividades cognitivas e sociais.

O apoio conseguido foi de R$ 25 mil reais, que será revertido para compra de material pedagógica para o ensino do xadrez, o Prof. Cleiton acrescenta que “com esse dinheiro será possível criar a melhor sala de ensino de xadrez do Brasil, pois a sala terá Lousa Digital, Data Show, Computadores e Tablets, que ajudarão para a melhora do aprendizado”.

O projeto terá a parceria com a Secretaria da Educação de Campo Novo do Parecis, que estará dando o apoio, pois essas ações vem de encontro com os objetivos educacionais do município.

Cabe, ressaltar que o projeto não se restringirá apenas para os alunos, mas para toda a comunidade, Professores, Pais e demais interessados, mais informações desse Projeto é só entrar em contato com o Professor Cleiton Marino Santana, através do Email Cleitonxadrez@gmail.com ou 65- 9662 7072.

1 Prof. Cleiton Marino Santana

Trabalha com o xadrez há mais de 12 anos, é Professor, Pesquisador, Técnico, Palestrante e Jogador de xadrez, já desenvolveu estudos e pesquisas com o xadrez em vários Estado do Brasil, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Bahia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, possui mais de 40 trabalhos científicos publicados na área, atualmente está a 02 partidas para conquistar seu Rating2 Internacional de Xadrez, que será expedida pela FIDE – Federação Internacional de Xadrez. È Professor de Educação Física na Escola Estadual Madre Tarcila e na Escola Municipal Antônio Pereira em Campo Novo do Parecis.

2(Rating é um método utilizado para se calcular a força relativa entre enxadristas)