NOVO PRÊMIO DO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO - MELHORES PRÁTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL - CIRCUITO MAIS EDUCAÇÃO- PME

07/04/2014 02:28

A Escola Municipal Jardim das Palmeiras tem o Programa Mais Educação, dentro dele, são desenvolvidos diversas atividades como: xadrez, balé, handebol, dança, basquete, capoeira, aulas de matemática, português entre outros.

Nesse ano, foi criado o Circuito Mais Educação, onde premiava as melhores práticas educacionais do Brasil através do programa mais Educação. Hoje o Programa Mais Educação, atende mais de 32 mil Escolas no Brasil e ajuda a desenvolver as habilidades esportivas e sociais dos alunos.

Nesse processo, o Ministério de Educação, criou a Gincana educacional que premiaria as Melhores Práticas Educacionais do Brasil, em cada categoria. Nessa ação, o Professor auxiliava um aluno a desenvolver esse projeto dentro da Escola. O professor Cleiton Marino Santana e ao Aluno Idailton Macedo de Jesus, apresentaram o Projeto “Construindo e Apreendendo com o Jogo de Xadrez” e realizaram na Escola o 2º Festival de Cultura e Arte da Escola Jardim das Palmeiras no dia 28 de Março, que envolveu toda a Escola, na proposta os alunos deveriam criar e confeccionar peças de xadrez com material alternativo.

Atividades realizadas, fotos e o relatório foram enviados para o Ministério de Educação através do portal do Circuito Mais educação, e no dia 31 de Março veio à resposta que o Projeto foi selecionado entre as 12 melhores práticas educacionais do Brasil na categoria Arte e Cultura. (https://www.circuitosmaiseducacao.net/saiba-mais/resultado-gincana-3.html).

Nessa semana, o Professor Cleiton e o aluno Idailton estarão indo para Campinas – São Paulo receber o prêmio, essa é a segunda vez que o Prof. Cleiton ganha um prêmio utilizando o projeto de xadrez na Escola, em Dezembro do ano passado, o Professor Cleiton ganhou o 7º Prêmio Professores do Brasil em Brasília, colocando o Projeto de Xadrez entre os 08 melhores do Brasil na categoria do Ensino Fundamental.

Para quem pensa que o Professor e os alunos já estão satisfeitos, devem esperar até o próximo mês, quando o Professor Cleiton e os alunos, publicarão  o livro “Projeto de Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social: Nossas experiências”, que contará um pouco dessa meteórica trajetória de um projeto social que ganhou destaque no mundo. Quem quiser conhecer mais sobre esse projeto pode acessar o site xadreznaescolajp.webnode.com