Projeto de Xadrez na Escola Municipal Jardim das Palmeiras

PROJETO DE XADREZ INSPIRA ROTEIRO DE CINEMA E SERÁ GRAVADO POR CINEASTA AMAURI TANGARÁ

30/03/2014 17:51

A quem diga que a Educação passa por muitos problemas, e que a realidade atual causa grande decadência no ensino e aprendizado dos alunos, mas isso não é o que vem acontecendo em Campo Novo do Parecis com um Projeto idealizado por um Professor de Educação Física.

Depois de ganhar um prêmio do Ministério de Educação o Professor Cleiton Marino Santana não parou mais, recebeu destaques nos principais sites de educação do País e do mundo, recebeu vários convites de educadores de países como África, Venezuela, Cuba e Espanha para desenvolver sua metodologia de ensino de sucesso.

Após escrever um livro com a experiência do projeto e dos alunos, que será lançado daqui a 02 meses, o Professor e os alunos partem para o mundo do cinema, ano passado, criaram o Cinexadrez, que é um programa onde os alunos buscam contar a realidade local através do cinema, e para desenvolver esse grande objetivo, tiveram o apoio do Produtor Joel Lins Souza, que é principal incentivador do Projeto de cinema na Escola e também criador do CinePatropi, que leva o cinema para vários cidades do Estado.

O Professor Cleiton Santana, alunos e o Produtor Joel Lins, escreveram um roteiro de um curta metragem que será gravado na próxima semana em Campo Novo do Parecis – MT, no bairro Jardim das Palmeiras.

O curta metragem conta um pouco da realidade enfrentada pelos alunos no dia a dia. Na ficção, o filme conta a história de Tiago, um garoto de 14 anos que vive no interior do Estado, num bairro rodeado de problemas sociais, assim é levado pelas más amizades e se envolve em um roubo de um comércio, porém problemas acontecem e acaba fugindo e se escondendo da polícia na sala de xadrez da Escola, o professor sabendo do acontecido, faz um trato, não o entregaria se aprendesse a jogar xadrez, e ai, o improvável acontece.

O curta envolve os principais aspectos da realidade local dos alunos, problemas familiares, falta de oportunidade, e mostra como um projeto pode fazer a diferença na vida de um aluno, o drama terá como centro o projeto de xadrez da Escola Municipal Jardim das Palmeiras.

As gravações serão realizadas pelo Cineasta Amauri Tangará, que aceitou o convite feito por Joel Lins após ver o roteiro do curta, Amauri, é Cineasta, Diretor e ator, e possui vários filmes produzidos, na qual já recebeu prêmios Nacionais como o do Festival de Brasília em 1997.

Projeto Abaixo:

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.