PROJETO DE XADREZ RECEBE MOÇÃO DE APLAUSO

14/03/2014 01:14

No último dia 25, o Projeto de Xadrez como Ferramenta de inclusão Social recebeu a moção de Aplauso da Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis, pelos resultados prestados a comunidade e pelo grandes destaque do Projeto de xadrez no cenário Nacional e Internacional.

Sessão de aprovação da moção

O projeto de xadrez que começou na Escola Municipal e Campo Novo do Parecis e hoje é referência Internacional descrito no site Chessbase.com (site Internacional de xadrez) como “Chess makes a difference in rural Brazil”, hoje recebe o reconhecimento municipal,  o moção foi indicada pelos vereadores Dionardo e Milton.

O projeto tem ganhado destaque no cenário Nacional desde que o Professor Cleiton Marino Santana recebeu o Prêmio do Ministério da Educação, de lá para cá, tem sido notícia em vários sites que descrevem a ação como ferramenta de educação.

O Jornal o Globo do Rio de Janeiro em dezembro destacou a seguinte matéria “10 professores com histórias sensacionais em suas escolas”, destacando o exemplo e inovação do projeto no cenário Escolar.

Em Fevereiro o Portal do Professor do Ministério da Educação publicou “ xadrez contribui para mudar realidade de escola” destacando como o projeto foi desenvolvido e os resultados obtidos através da implantação com apoio dos monitores de xadrez.

No mesmo mês o Portal Brasil, na matéria de Educação “Projeto 'Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social' conta com alunos-monitores para a organização da sala e ensino do jogo”, mostra como é possível fazer uma interação com os alunos e ter resultados significativos na escola.

No site Terra, no canal de Educação, nesse mês de Março a Jornalista Bruna Reis, destaca o Projeto como referência Nacional, através do tema “xadrez ganha espaço nas escolas brasileiras”, e apresenta o projeto de xadrez como instrumento de apoio ao ensino na escola, e apresenta o xadrez como uma grande coadjuvante escolar que pode ser usado como disciplina na escola.

O projeto agora está em avaliação pela Petrobras, no Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, o projeto irá concorrer pela 3ª vezes num projeto aberto, nos últimos dois o resultados foi positivo, caso seja selecionado, o Projeto conseguirá um recurso para desenvolver a modalidade esportiva no município.

Em Abril a Associação de Xadrez de Campo Novo inaugurará a sua sede no bairro Jardim Olemka, as atividades serão gratuitas e abertas para toda a população.