Projeto de Xadrez na Escola Municipal Jardim das Palmeiras

DEPOIMENTOS DO ALUNOS, PROFESSORES, JOGADORES DE XADREZ E PESSOAS DA COMUNIDADE

05/07/2014 21:54

DEPOIMETOS DOS ALUNOS

            Meu nome é Anderson Julio Medeiros da Silva, tenho 09 anos e estudo na Escola Municipal Jardim das Palmeiras em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. Aprendi a jogar xadrez como o Professor Cleiton na Escola no Projeto de Xadrez. Eu gosto do xadrez porque eu gosto de jogar xadrez e treinar, e participar de campeonato de xadrez, porque eu gosto de ganhar medalhas e troféus. Quando eu crescer eu quero ser um grande jogar para pode viajar e ganhar medalhas. O que eu aprendi com o xadrez é que eu tenho que treinar bastante para poder ganhar e por isso eu treino em casa no meu computador.

            Meu nome é Idailton Macedo de Jesus tenho 15 anos e estudo na Escola Municipal jardim das Palmeiras em Campo novo do Parecis, Mato Grosso. Eu aprendi jogar xadrez com um bibliotecário chamado Glenir aos meus 14 anos e hoje estou aperfeiçoando com o professor Cleiton Marino Santana no Projeto de Xadrez da Escola. Eu gosto do xadrez como um auxílio para um desenvolvimento da minha mente e um passatempo para me afastar um pouco de meus problemas pessoais. Até hoje apenas uma competição e mais de 20 torneios, mas espero esse ano conhecer novas culturas, pessoas e cidades. Meu objetivo é ser um jogador de xadrez, mas se eu não conseguir alcançar esse objetivo desejo me formar em Educação Física e passar adiante meu conhecimento. Os benefícios do xadrez na minha vida foi o que afastou da rua e também me deu mais concentração para realizar atividades, e também mais compromisso com as coisas, melhorei minhas notas na Escola e meu comportamento em casa. A coisa mais importante que eu aprendi no Projeto de xadrez foi que devemos sempre ter uma mente aberta para poder aprender e ensinar.

            Meu nome é Jarlison da silva santos, tenho 13 anos. e estudo na Escola Municipal Jardim das palmeiras, em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. Aprendi a jogar xadrez no Projeto aplauso no ano de 2012 com o Professor Fábio Lima, e agora estou aprendendo as técnicas e estratégias com o professor Cleiton Marino Santana no Projeto de Xadrez na Escola. Eu gosto de jogar xadrez porque e um jogo que você tem que vencer seu oponente, ser melhor que ele, e também porque é um jogo competitivo e com essas competições eu quero conhecerei muitos lugares diferentes, pessoas de diferentes e quero poder ensinar a quem quer aprender. Tive a oportunidade de conhecer a cidade de Sinop no Mato Grosso, onde fomos disputar os Jogos Escolares do Mato Grosso, lá eu conheci muitas pessoas interessantes de outras cidades, e muitos jogadores fortes. Meu objetivo é ser professor de xadrez, pois quero ensinar outras pessoas a jogar xadrez, tão bem quanto eu, depois que eu comecei a jogar xadrez eu organizo melhor minhas ideias, tenho mais concentração no que faço. A coisa mais importante que eu aprendi no projeto de xadrez foi que devemos planejar na vida como jogamos no tabuleiro de xadrez.

            Meu nome é Jailson da Silva Santos, tenho 11 anos, e estudo na Escola Municipal Jardim das palmeiras, em Campo Novo do Parecis – Mato Grosso. Eu aprendi o básico (movimentos das peças) no antigo aplauso, com o Professor Fábio Lima. Depois o meu irmão Jarlison da Silva Santos me ensinou como se captura as peças, e o Professor Cleiton Marino Santana está me ensinando às técnicas e estratégias do jogo, em casa eu treino como alguns projetos de xadrez num notebook que o professor Cleiton me deu para treinar. Eu gosto de jogar xadrez pelas oportunidades que eles nos dão para viajar conhecer outros lugares, outras pessoas, também porque e bom ensinar as pessoas que não sabem. Tive oportunidade de conhecer apenas um Estado do Brasil que foi o Amazonas e lá eu conheci o Teatro Amazonas e assistir uma peça que foi fantástico, tinha alguns atores do Globo na apresentação. Em Manaus, participei do Campeonato Brasileiro de Xadrez, onde fiquei em 25° lugar, viajei de avião pela primeira vez, e gostei muito e quero viajar outras vezes. Meu objetivo e de ser jogador de xadrez para poder conhecer outras pessoas e outros lugares, depois que eu me desenvolvi no xadrez, as minhas notas eram boas e ficaram ótimas e meu comportamento ficou melhor do que já era. A coisa mais importante que eu aprendi aqui no xadrez foi que temos que compartilhar nossas coisas e planejar nossa vida como no tabuleiro. Eu quero ser jogador de xadrez para passar por esses obstáculos, primeiro campeão municipal, depois Estadual, depois Brasileiro, e até que enfim o mundial, eu quero jogar com ele, “campeão do mundo, me aguarde.”.

            Meu nome é Maria Gabriele Silva lima e tenho 13 anos, eu Estudo na Escola Municipal Jardim das palmeiras, em Campo Novo do Parecis – Mato Grosso. Aprendi a jogar xadrez com  os meus amigos em Alagoas, e estou aprendendo a as jogadas e os movimentos táticos e estratégicos como o Professores Cleiton Marino Santana, e gosto muito de jogar porque eu me sinto muito bem e porque eu gosto de xadrez, e é através do xadrez que eu posso viajar e conhecer outros lugares. O meu plano é ser uma grande jogadora de xadrez e um professora, para ensinar o que eu sei para as outras pessoas, como eu já faço na escola. O xadrez mudou a minha vida o meu jeito de ser, mudou minha vida na Escola e em casa, hoje eu treino xadrez, e participo do Projeto de Xadrez na Escola. A coisa mais importante que eu aprendi no projeto de xadrez foi ajudar o próximo e que nunca podemos desistir do nosso sonho, assim como o professor fez, era o sonho de ele fazer um projeto e ensinar criança, e hoje ele conseguiu, eu também quero ajudar a ensinar outras crianças através do xadrez.

            Meu nome e Camila Bruna Santos Souza, tenho 13 anos, estudo na escola Municipal Jardim das Palmeiras de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. Eu aprendi jogar xadrez com minhas amigas, e com o professor de educação física Cleiton Marino Santana estou aprendendo todos os movimentos e técnicas do jogo. Eu gosto de jogar xadrez não somente pelas viagens, mas sim pela forma de manter o equilíbrio mental. Tive oportunidade de viajar para Cuiabá e Sinop e assim fiz novas amizades por lá e foi uma oportunidade única. Meu objetivo e ser uma jogadora de xadrez poder conhecer novos lugares pelo mundo afora. Depois que comecei a jogar xadrez minhas notas melhorou muito meu comportamento na sala de aula e melhoro o meu equilíbrio mental espero que possa ter um futuro muito melhor. Meu objetivo e ser arquiteta espero que estes ano que fiquei no xadrez contribua para eu ter um bom estudo e ser uma boa arquiteta profissional. Hoje em dia não são todas as pessoas que conseguem fazer com que os seus sonhos virem realidade, mas assim como todos eu espero poder ter um futuro melhor para ajudar minha família. A coisa mais importante no xadrez pra mim foi eu ter conhecido novas pessoa e novos amigos assim como ter um bom professor já ajudou muito o meu desempenho.

            Meu nome é Júlia Lopes Da Silva, eu tenho 12 anos, eu estudo na escola Municipal Jardim Das Palmeiras, Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. Eu aprendi a jogar xadrez com 11 anos e aprendi os movimentos básicos com minha amiga Kadimiely Cândidos Santos Sousa e estou aprendendo as jogadas estratégias com o professor Cleiton Marino Santana. Eu gosto do xadrez porque eu me divirto tenho varias amigas que me ajudam bastante, e porque eu posso aprender mais sobre o xadrez para poder viajar para lugares inesquecíveis. Com o xadrez eu já fui para vários campeonatos aqui na cidade, participo como monitora do projeto aonde eu ensino as outras crianças, e tenho oportunidade de aprender mais aqui na sala de xadrez. Meu objetivo no xadrez é ser professora de xadrez a onde eu quero ensinar outras pessoas e também poder conhecer outras pessoas em outras cidades, e quem sabe ser uma campeã estadual no xadrez. Depois que eu entrei no xadrez eu melhorei na escola, sendo que as minhas notas aumentaram fiz mais amigos de todas as idades, também melhorei na concentração nas atividades escolares. A coisa mais importante que eu aprendi no xadrez e que não podemos se desfazer das pessoas porque somos todos iguais.

            Meu nome e kadimiely Cândida Santos Sousa, tenho 12 anos e estudo na escola Municipal Jardim das Palmeiras, em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. Aprendi a jogar xadrez com uma professora em Goiás e estou aprendendo as minhas técnicas e estratégias como o professor Cleiton Marion Santana. Eu gosto de jogar xadrez porque o xadrez da um futuro melhor para mim e com isso eu posso viajar e conhecer muitos lugares, eu já tive a oportunidade de ir para Sinop no Mato Grosso, onde eu viajei com a equipe da Escola de Xadrez, eu fique em 9º lugar no Estado do Mato Grosso. Para mim o xadrez proporcionou muitas coisas, como viagens, diversão, sair com minhas amigas e aprender e também ensinar. Meu grande sonho é ser uma grande jogadora de xadrez e para isso eu treino bastante na Escola e em casa. Depois que eu aprendi a jogar xadrez na escola, minhas notas em matemáticas e nas outras matérias melhoram muito e ocupo mais o meu tempo. A coisa mais importante que eu aprendi no projeto de xadrez é que temos que respeitas mais o próximo.

            Meu nome é Rennata Arruda Santos, tenho 12 anos e estudo na Escola Municipal Jardim das Palmeiras, em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. Eu aprendi a base do xadrez com o professor Fabio Lima no antigo Aplauso, e fui aprimorando com o professor Cleiton Mariano Santana.  Eu gosto do xadrez porque consegui encontrar um meio para me divertir e aprender ao mesmo tempo. Com o xadrez consegui viajar a lugares lindos como Sinop no Mato Grosso, para mostrar o que gosto de fazer. O meu plano com o xadrez é ensinar as pessoas as maravilhas do xadrez e melhorar o meu conhecimento do xadrez.  Com o xadrez pude fazer novo amigos e estou conseguindo tirar a minha timidez. A coisa mais importante que eu aprendi com o xadrez foi começar a pensar em novas possibilidades nos jogos e na vida.

            Meu nome é Clécio França dos Santos, tenho 15 anos, e estou na Escola Municipal Antônio Pereira, aprendi a jogar xadrez no Projeto Aplauso, no Bairro Boa Esperança, com o Professor Fábio. Depois do dois anos, fiquei sem jogar xadrez, e foi quando a Professora Andréia veio me convidar e dizer que tinha um Campeonato de Xadrez na cidade, a pedido do Professor Cleiton. No Campeonato de Xadrez eu tive a felicidade de ficar em 3º lugar na categoria infantil e 3º lugar na categoria Adulto. Quando o Professor Cleiton ficou sabendo que eu jogava bem, ele me deu um treinamento e um livro de xadrez que me ajudou muito no meu treinamento de xadrez. Logo fui para o Campeonato Estadual de Xadrez em Cuiabá, e foi quando eu fiquei em 1º Lugar do Estado na Categoria até 14 anos. Depois disso, não parei mais, fui para Manaus no Amazonas e fiquei em 14melhor do Brasil, e também fui Sinop ficando em 4º lugar no Campeonato Escolar Estadual, viajei pela primeira vez de avião através do projeto. O xadrez mudou a minha vida e o meu jeito de pensar,sempre fui tímido e não tinha muito amigos, mas agora eu tenho vários da Escola Jardim das Palmeiras e vou lá treinar todos os dias, é longe da minha casa mas não tem problema. Meu objetivo com o xadrez é evoluir bastante e pode representar a minha cidade nos campeonatos de xadrez para que um dia eu seja um Grande Mestre de Xadrez. O que mais aprendi no xadrez é ter estratégia e se manter focado em tudo o que eu for fazer, e o mais importante se divertir através do xadrez.

DEPOIMENTOS DOS PAIS

CÍCERO DOS SANTOS  - PAI DO CLÉCIO FRANÇA DOS SANTOS

            Depois que ele começou a jogar xadrez aconteceu coisas boas para ele, ele começou a viajar e conhecer novas coisas, ter responsabilidade, espero que ele continue lutando para conseguir as coisas dele para a vida.

VALMIRA DOS SANTOS FRANÇA - MÃE DO CLÉCIO FRANÇA DOS SANTOS

            Meu filho Clécio sempre foi um bom filho, nunca deu trabalho e teve sempre uma boa educação, ficou feliz que ele tenha começado a jogar xadrez e participar do projeto, pois ele gosta muito, e através disso, ganhou um notebook do projeto do promotor, porque a nota dele foi a melhor da escola. Eu gosto que ele ensine e ajude outras crianças um pouco do que ele aprendeu, é muito importante ajudar as pessoas no que você pode.

ANTÔNIO SILVA DE SOUZA - PAI DA CAMILA E KADIMIELY

            No começo até pensei que o Projeto de xadrez não ia dar certo, mas depois vendo o dia a dia das minhas filhas vi que o projeto de xadrez era sério, minhas filhas melhoraram muito na escola, hoje ela tem as amigas do xadrez, que sempre vem aqui em casa brincar, e é uma boa amizade para elas, sempre andam juntas na escola e no bairro, não tenho o que reclamar antes elas eram um pouco briguentas em casa, mas agora melhorou muito. O professor sempre vem aqui em casa quase toda semana, falando do comportamento delas na escola e no projeto. Eu fui como o Professor Cleiton para Cuiabá- MT, para fazer as identidades das minhas filhas, porque elas não tinham, e graças ao xadrez elas têm toda a documentação. No ano passado elas viajaram para Sinop, e participaram de um evento de xadrez, ficou muito feliz por elas estarem no projeto.

NEIDE COELHO DOS SANTOS - MÃE DA CAMILA E KADIMIELY

            Depois que a Kadimiely e a Camila começaram a participar do projeto de xadrez elas melhoraram na escola e também no comportamento em casa, antes elas eram muito respondonas, e sempre brigavam e hoje elas estão mais calmas e mais tranquilas e não respondem mais.

ELIABES DA SILVA - PAI DA JULIA

            Estou muito feliz que a minha filha Julia tenha começado a participar do Projeto de xadrez, pois depois ela começou a desenvolver mais, ter mais responsabilidade e também porque ela desenvolveu a mente, e em casa ela melhorou no comportamento, na educação dela, no jeito de agir, melhorou bem, eu recomendo os pais que tem as crianças, que além de ficar em casa a toa, assistindo televisão vai par ao projeto e faça os trabalhos para que tenha a mente na atividade que é muito importante.

 

MARIA LUCIA LOPES MARTINS - MÃE DA JULIA

            Acredito que vale a pena participar do projeto de xadrez, em vez de estar na rua ela está lá no projeto aprendendo ou ensinando, gosto muito que ela não saia com meninas que não sejam do projeto, porque a gente nunca sabe, porque as amizades nessa fase da idade tem que tomar cuidado.

JURACI SANTOS MEDEIROS - MÃE DO ANDERSON

            Eu gosto muito do projeto de xadrez, porque o Anderson pode desenvolver a mente, se distrai e não fica na rua, ele gosta muito de jogar xadrez, ele é muito interesseiro, quando ele coloca na cabeça uma coisa que vai aprender ele aprende, e vai longe, em casa ele está sempre treinando, toda a noite ele fica no computador treinando até tarde, ele melhorou nas notas pois o xadrez trabalha a mente.

JANE LAUDICÉIA ARRUDA SANTOS - MÃE DA RENNATA

            O xadrez foi e é muito importante para mim e minha filha, pois ela se desenvolveu o seu lado emocional (quer dizer de uma garota muito tímida para uma garota pouco, mas extrovertida e menos tímida) essa seria a sua base para a introdução do xadrez na vida do dia a dia. Apreendeu também como competir sem medo de perder. Fazendo mais amizade ser, mas participativa valorizando seus estudos e conhecimentos e sua família. Sabendo viver a VIDA. Hoje estou ajudando o Professor Cleiton na busca de recursos para a Associação de xadrez, o que vejo ser muito importante.

MARIA SALETE - MÃE DE JARLISON E JAILSON

            Nós gostamos muito que os meninos aprenderam a jogar xadrez e estão participando do projeto de xadrez na escola, antes eles eram mais agitados e agressivos, mas, agora eles são mais calmos, tem mais respeito em casa com a irmã, estamos mais comportados na escola e também em casa, eles estão treinando xadrez em casa quase todos os dias que não vão à escola, depois da viagem para Manaus no Amazonas o Jailson está mais concentrado nos seus objetivos. Eu vi e gravei também quando o Jarlison foi dar uma entrevista na rádio da cidade, eu gravei e depois mostrei para o pai dele, que ficou muito feliz.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS DE OUTRAS ESCOLAS

MARCOS ANTÔNIO CORDEIRO SILVA - SÃO JOSÉ DO RIO CLARO – MT

            O professor Cleiton Marino Santana, chegou a São José do Rio Claro em 2008, e começou a desenvolver o Projeto de Xadrez na Escola Agrícola, desde o começo do Projeto eu participei como aluno e me destaquei desde o princípio. Posso dizer que o xadrez facilitou meu modo de pensar, de agir e principalmente me ajudou na escola. Meu raciocínio melhor muito, e devo muito ao xadrez pelo que ele me trouxe até hoje e ainda traz, pois, ainda estou aprendendo muito com o xadrez. Agradeço muito ao Professor Cleiton pela essa iniciativa, pois até hoje somos amigos e estou sempre em contato com ele, no ano de 2013, viajamos junto para o Campeonato Brasileiro de Xadrez Amador em São Paulo e estamos sempre ligados, fiquei ano passado entre os 04 melhores do Estado na minha categoria, e com certeza, comemoramos muito. O projeto de xadrez como ferramenta de inclusão social em Campo novo do Parecis, está sendo muito importante para a cidade e principalmente para as pessoas que estão praticando e aprendendo com o projeto, professor Cleiton se dedica muito para tudo dar certo e ao lado dele tem muitas pessoas boas e dedicadas que pode ajudá-lo, fico muito grato por ter ido ano passado jogar com os alunos dele e ver o quanto estava dando certo e cada dia mais está mais evoluindo o aprendizado.

 

IGOR LACERDA COSTA - CAMPO NOVO DO PARECIS 

            Parabenizo O Professor Cleiton pelo ótimo projeto realizado em Campo Novo do Parecis, este projeto faz parte de todo um aprendizado que a muito tempo não se encontrava na cidade, era difícil alguém valorizar o xadrez, sempre tínhamos barreiras para realizar os eventos, mas como nem vocês da associação de xadrez e nem nós os alunos competidores desistíramos, agora conseguimos disseminar a prática do xadrez na nossa cidade. Tornando esta modalidade ativa nos nossos jogos municipais incluindo-nos para modalidades futuras de xadrez nos Jogos Estaduais e quem sabe até etapas Nacionais.

 

DEPOIMENTO DE PROFESSORES 

PROF.ª. ANDRÉIA TOMADON GOMES - ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PERREIRA

            No ano de 2012, o professor Cleiton Marino Santana que era colega de Escola na Escola Municipal Antônio Perreira me falou sobre o Projeto de Xadrez, na hora me lembrei de Aluno Clécio França dos Santos, que sempre gostou de jogar xadrez, assim apresentei o aluno para o Professor Cleiton.  O Professor Cleiton chamou o Clécio para ensinar e deu um livro de xadrez e incentivou através da participação de vários torneios de xadrez e até mesmo em nível nacional. Hoje Clécio é respeitado pela sua facilidade e por sua capacidade de jogar e ensinar os demais alunos da escola Antônio Perreira. Hoje eu fico muito feliz de ter proporcionado esse encontro entre os dois e ver como o Projeto de xadrez ajudou o Clécio que sempre foi um menino tímido e retraído a se tornar um menino concentrado e tão responsável e com uma imensa vontade de ensinar o que aprendeu.

PROF. PAULO ANDROCHESKI LIMA - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

            A utilização do xadrez como ferramenta de inclusão social entre os alunos que nele participam é de grande importância, pois é de nosso saber que as crianças e adolescentes nos tempos de hoje se sentem de certa forma excluídas da sociedade, esse movimento enxadrístico vem proporcionando a esses educando um motivo a mais para sorrir, onde eles além de aprenderem na essência o que é realmente o XADREZ e a sua importância, aprendem a se socializar e a vivenciar novas experiências de vida. Além de aprender mais sobre o jogo e se tornam grandes campeões não somente para o esporte mas sim para a vida. Parabéns Professor Cleiton Marino de Santana por esse grandioso projeto que vem fazendo um bem enorme pelas crianças e adolescentes dessa cidade e para o Bairro Jardim das Palmeiras.

 

PROF. DEIVID CONCEIÇÃO DE SOUZA - PEDAGOGO

            O projeto de Xadrez realizado por Cleiton Santana no Mato Grosso é a realização de um sonho que teve seu inicio em 2002 na cidade de Toledo no Paraná. Com um número crescente de alunos o projeto não tem a intenção de formar apenas campeões nos tabuleiros de Xadrez como vem acontecendo a cada competição em nível regional e nacional, mas também possui uma metodologia de ensino que visa à formação integral dos alunos diante a sociedade em que vivemos. Tais resultados não se tratam de utopia, pois já possuem sua comprovação em sua iniciação na cidade de Toledo. Com sua viajem para a apresentação do projeto de Xadrez em Havana – Cuba, o coordenador e professor do projeto de Xadrez Cleiton Santana retornou com excelentes ideias que certamente ampliaram o projeto em rede internacional. Quem educa uma criança, tem o poder de salvar o mundo inteiro. Fui para Campo Novo do Parecis conhecer o projeto é fiquei muito feliz por conhecer crianças fantástica que se dedicam muito com o xadrez e com o projeto.

 

ANTÔNIO LEONARDO RIBEIRO BORGES - CAMPEÃO ESTADUAL MATO GROSSENSE – SUB 18

            A experiência que eu tive ao visitar e participar do projeto de xadrez como inclusão social do professor Cleiton foi muito boa, ver e a dedicação empenhada por todos, o suporte e o incentivo que recebem foi impressionante, sem mencionar a aplicação de todos os alunos com o xadrez fazendo parte de suas vidas, os ajudando tanto na escola como também um meio de confraternização com os demais colegas enxadristas participantes do projeto.

EVERALDO PERREIRA  - PROFESSOR DE XADREZ

            Tive o privilégio de conhecer o Projeto Xadrez como ferramenta de inclusão social a convite do professor Cleiton Marino Santana em Janeiro de 2014, e pude verificar a transformação que está acontecendo nas crianças, adolescentes e suas respectivas famílias em Campo Novo dos Parecis – Mato Grosso. Pra mim foi emocionante ver estes jovens se dedicarem tanto a algo que eles realmente amam e poder transmitir aos colegas fazendo com que o projeto cresça de forma exponencial. É um belo exemplo que deve ser repetido em outros lugares. 

RONALDO CESCO - ADVOGADO E FILOSOFO

            Antes de tudo quero parabenizar a Fundação André Maggi e ao Professor Cleiton Marino Santana, grande amigo, e seus colaboradores por esta brilhante iniciativa. Não há dúvida que o xadrez é um esporte/ciência capaz de imensas transformações, tanto pessoais, quanto sociais e uma ferramenta muito eficaz para o aprimoramento de noções morais, éticas e intelectuais aos que o praticam. No Brasil, há exceção de alguns grandes centros, o xadrez vive um momento de desenvolvimento através de projetos e da internet, por isso, gostaria de Parabenizar o Projeto de Xadrez Como Ferramenta de Inclusão Social e desejo muito sorte e perseverança neste novo caminho que, com certeza, abrirá a todos muitas portas de sucesso. Antes de sermos Grandes Mestres devemos ser Grandes Cidadãos! Parabéns a todos.

MSc. WESLEY KLEWERTON GUÊS ASSUNÇÃO

PROFESSOR DA UNIVERSIDADE TÉCNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

 

            O Professor Cleiton, sempre foi uma apaixonado e aficionado por xadrez. Essa paixão, aliada a sua obstinação por ajudar pessoas, o levou a idealizar e realizar esse projeto de xadrez. Através do xadrez crianças e adolescentes tem a oportunidade de praticar um esporte, brincarem e se divertirem. Além dos esportes em si, nesse processo tais enxadristas iniciantes espelham-se em jogadores profissionais, e para alcançar os níveis profissionais veem que é necessária uma dedicação adicional, disciplina, atenção, concentração e outras habilidades. Esse comportamento tem impacto também fora dos tabuleiros. Os benefícios que o xadrez traz para os jogadores estendem-se a sociedade, propiciando que pessoas ainda no início de sua vida possam ter sonhos e contagiar todos a sua volta. Tudo isso por causa da inspiração de um professor que faz o que ama.

 

PROF. ANGELO MENDONÇA - PROFESSOR DE XADREZ

 

            O Projeto Xadrez como inclusão social vem de encontro com a crise que a educação do nosso país vem passando. Países desenvolvidos investem muito dinheiro em educação e o xadrez é parte integrante desse processo. No Brasil, infelizmente estamos muito longe dessa realidade. As crianças estão sem referencia, estão abandonadas, sem local param se reunirem e praticarem um bom jogo. Não somente jogar por jogar, mais ver de perto a sua realidade social ser mudada por um jogo como o xadrez e que trás tantos benefícios. Tenho certeza que com esse projeto, o muito que já foi feito sem nada, vai se multiplicar com esse prêmio que o projeto ganhou. Toda comunidade carente deveria ter projetos e incentivadores como o Professor Cleiton Marino. Que isso se torne modelo em nosso país, não somente em Campo Novo Parecis MT.

SAULO MÁRCIO LOUREIRO MARTINS - CAMPEÃO ESTADUAL MATO GROSSENSE ABSOLUTO

            Em Junho de 2008 na Cidade de Rosário Oeste, no Mato Grosso, pôde observar o Professor Cleiton Marino Santana chegando com o seu ônibus lotado de crianças para jogar o Quarto Aberto de Xadrez da cidade. Fiquei muito impressionado com a iniciativa daquele até então, desconhecido no Xadrez Mato-grossense.  Naquele momento não consegui conversar com o Cleiton por conta de ser um candidato forte para ganhar o evento. Mas, entretanto, nunca deixei de observar sua grande nobreza. Sempre observei o Professor Cleiton Santana, uma habilidade e vontade de empreender o xadrez de uma forma humanizada, cuidadosa, responsável e socioeducativa, macrovisando sempre os resultados e dividindo o sucesso com os alunos e seus colaboradores. Como um amigo e admirador, não vi em meus 16 anos de xadrez alguém que tratasse o assunto com tanta genialidade e maestria. Muitas pessoas buscam títulos certificados pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) por uma satisfação pessoal e retém o conhecimento pra si. Mas o Cleiton não. Para mim, os Grandes Mestres do Xadrez  são os “Cleintons” do mundo a fora. Fazer um grande projeto como o de Campo Novo do Parecis no Mato Grosso ultrapassar barreiras internacionais é sem dúvida algo inédito no Brasil. A educação precisa de gente e instituições brilhantes para formar campeões na vida.

PROF. DOUGLAS MANZAN - PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA

            É com muito orgulho e satisfação a que venho parabenizar o Professor Cleiton Marino Santana, pelo trabalho pela dedicação com esse projeto maravilho que me encantou e com certeza vai encantar muitos outros alunos, que vão ter a oportunidade de participar e vivenciar desse projeto, não só em Campo Novo – MT mas em vários lugares do Brasil, pois esse projeto já teve repercussão Nacional e Mundial tanto nos Jornais, TVs locais e Nacional como Tv Escola. Aqui em Barra do Bugres já começaram os trabalhos com a formação da associação de xadrez tudo isso graças à competência e a dedicação de pessoas como você meu amigo que não mede esforços para ver um largo sorriso no rosto de um aluno e a gratificação de velo vencer.

PROFª. DULCINÉIA BETTI - PRESIDENTE DO CLUBE DE XADREZ DE BELTRÃO – PR

            Conheço a história do Professor Cleiton Marino Santana, e sei o quanto ele lutou para que o xadrez se desenvolvesse e fosse mais acessível a todos. O seu trabalho com XADREZ NA ESCOLA Jardim das Palmeiras é um estímulo para o Brasil todo, é um grande exemplo para todos os demais Estados do país. O xadrez precisa ser mais valorizado nesse nosso país e são a partir de projetos como esse que o leque da educação e do esporte social acaba se abrindo. O xadrez atua nas áreas social, educacional e esportiva e consequentemente acaba juntando a todas as pessoas independentes do nível social, idade, cor ou religião, o xadrez une a todos assim como e no tabuleiro, cada peça com um formato com um movimento distinto, mas que são interligadas e necessitam estar unidas para dar xeque-mate. Todos nós sabemos que o xadrez desenvolve o raciocínio, lógica, atenção, memória e estratégias para tomada de decisões, mas, além disso, o xadrez faz com que as pessoas se tornem mais humano. O grande autor Uvencio Blanco enfatiza que a educação mediante o xadrez é um “recurso humano e dentro dele: o cérebro, espírito e personalidade dispostos a um crescimento sem limites.” E nesse seu projeto ficou claro que inclui a todos os alunos e o torno-os elegantes na arte de pensar e raciocinar.

RODRIGO VELLASQUES  - ESCRITOR E POETA

            Quero parabenizar todos pelo Projeto de Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social, e aos enxadristas que através desse projeto apoia a educação e amor ao esporte. A realização desse projeto será um sucesso e no futuro colheremos ótimos frutos.

PROF. ROGÉRIO SANTOS - EDITOR DA REVISTA DE XADREZ MEIO JOGO

            Criar um projeto de xadrez fora do eixo Sul-Sudeste. Conseguir empenhar a comunidade em prol do projeto. Conseguir recursos para suprir várias necessidades na "raça". Ser eleito um dos melhores projetos do país segundo o próprio Governo Federal são conquistas que poucas pessoas conseguem em sua vida, e o professor Cleiton Santana pode ser considerado um mito neste quesito, já que conseguiu tudo o que foi listado acima. Só nos resta dar os parabéns ao professor e aos alunos do projeto, para que consigam se destacar ainda mais e evoluir cada dia como pessoa, coisa que está acontecendo de forma muito gratificante, graças ao XADREZ.

HIGOR CARLOS DE ALMEIDA - CAMPEÃO MATO GROSSENSE DE XADREZ

            Visitei o Projeto de xadrez em Campo Novo do Parecis, e tive o prazer de conhecer e jogar com os alunos do professor, e que com toda certeza serão homens e mulheres bem sucedidas. Pois o Xadrez é algo mais do que um jogo, é uma diversão intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual. (GM J. R.Capablanca, ex-campeão Mundial). Foi em um Campeonato Brasileiro que conheci o Cleiton, foi o início de uma parceria eterna em prol do xadrez e em prol da nossa amizade e hoje sempre que possível eu vou para Campo Novo do Parecis visitar o  Projeto de xadrez e jogar com as crianças. Esse projeto é um dos melhores projetos de xadrez do Estado e um dos melhores do Brasil, parabéns ao Professor Cleiton e seus alunos.

MSc.SÉRGIO LUIZ HERKERT - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

            Tenho por muito tempo acompanhado a vida do Professor Cleiton Mariano Santana profissionalmente, mais uma vez surpreendeu com o Projeto "Xadrez Como Ferramenta de Inclusão Social" desenvolvida na Escola Municipal Jardim das Palmeiras, em Campo Novo do Parecis- MT. Quando um profissional vai atrás de recursos para realização de um projeto social, está realizando função que deveria ser feita pelos governos, que bom que Cleiton tem esta coragem, pois, dá oportunidades a tantas crianças e adolescente a conviver com uma modalidade milenar que tanto auxilia na formação cognitiva da nossa geração.

JAIR BUENO - PROFESSOR DE MATEMÁTICA

            O projeto de Xadrez Como Ferramenta de Inclusão Social coordenado pelo professor Cleiton Marino Santana, vem para mostrar a todos o quão importante e necessário é a aplicação de xadrez para crianças e jovens. O xadrez cria em quem o desenvolve um olhar crítico e analista. O lúdico vem para preparar e desenvolver o lado abstrato de quem o desenvolve, ajudando-o assim não só no jogo, mas também em suas tarefas diárias e nos desenvolvimento dos estudos. Como todos os esportes, além de desenvolver o respeito e a disciplina, o enxadrista consegue desenvolver um alto índice de concentração e competência de observar várias alternativas de resolução para um único problema.

MSc.FABIO BERTAPELII - PESQUISADOR EM MEDICINA DA UNICAMP

            Foi no curso de Educação Física da Universidade Paranaense na bela cidade de Toledo no Paraná que tive a sorte de conhecer aquele que seria meu grande amigo e incentivador na pesquisa científica, um visionário, fonte inspiradora de sucesso e superação. Cleitão é como eu o chamo. Incansável na luta pelo reconhecimento do xadrez como ferramenta de inclusão social tem permitido à Educação Física apropriar-se dos seus conhecimentos para o avanço de diversas áreas, especialmente aquelas relacionadas aos aspectos sócio-educacionais. Tive a honra de acompanhar sua arte de ensinar, organizar eventos, conduzir projetos e, sobretudo o carinho dedicado aos seus pupilos, um verdadeiro professor! Isto tudo resulta no seu belo projeto "xadrez na escola" que já é referência nacional e internacional. Um projeto que contribui não somente no campo sócio-educacional, mas que apresenta também um forte componente competitivo no cenário esportivo mundial. O reconhecimento de grandes mestres e do ministério da educação é resultado de uma vida dedicada plenamente ao xadrez e que será compartilhada por muitas outras conquistas num futuro próximo.

PROF. AMAURI REDIGOLO - ÁRBITRO INTERNACIONAL DE XADREZ

            Sabemos que a receita para o SUCESSO de qualquer projeto é unir competência, tecnologia e incentivo financeiro. Juntando a essa receita, um público incentivado a participar com esmero, garra e determinação e muitas vezes sabendo que nem sempre o objetivo será alcançado em curto prazo. Mas de nada adiantaria tudo isso sem uma liderança competente. E esse líder se chama Professor Cleiton Mariano Santana. E utilizando o jargão do glorioso Exército Brasileiro a qual você teve a honra de servir: “A tropa e espelho do seu líder.” Mas afirmo, com certeza, que esse Projeto começou antes mesmo de 2001. E quando conheci o “garoto acadêmico Cleiton” ele já era um pesquisador nato, e nunca perdeu a oportunidade de reter informações em suas pesquisas e transforma-las em valiosos conhecimentos que hoje utiliza com tanta maestria nas escolas que atua e que atuou. Tenho orgulho de você Professor Cleiton e é uma honra tê-lo como amigo.

JERRY PILATI - VICE- PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE XADREZ DO PARANÁ

            Cada um tem uma história pra contar, curtas ou longas, estas demonstram o perfil de vencedores e ou no mínimo lutadores em busca do seu melhor. Cleiton Santana, viajante do xadrez nacional, excepciona os caminhos do ensino do xadrez no Brasil, lapidando o que aprende e partilhando os novos objetos deste. Tomou gosto pela causa do xadrez, há muito tempo junto com amigos, fez por onde construir e inovar, despertando curiosidade pelo seu trabalho. Impulsionado a escrever o sucesso de seu trabalho, Cleiton Santana, coloca a disposição de todos nós, mais uma importante obra para marcar a história do xadrez no Brasil. A relevância do mesmo se equipara com a ideia do aprendizado escolar em nossas crianças e jovens. Os benefícios do xadrez, nestas, pinta outro quadro em todos que tem a oportunidade de desenvolver suas peças através do tabuleiro, pois a nossa bandeira, é que o xadrez seja transportado do tabuleiro para a vida, melhorando assim a administração da vida de cada envolvido. Parabéns pelo belíssimo trabalho Professor Cleiton Santana.

PROF. EDINÉIA ELAINE CARDOSO SANTANA - PSICOPEDAGOGA

            Como psicopedagoga o Projeto de Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social é uma proposta impressionante, pois através desse observamos que é possível trabalhar de maneira pedagógica, lúdica e social, fatores esses imprescindíveis na atual educação brasileira, onde nossos jovens estão cada vez mais procurando uma diversão fútil que por vezes não direcionam para a cidadania. Esse projeto com certeza veio para mudar vidas, construir sonhos e contribui sem sombra de dúvida para uma real formação humana. Como esposa tenha vivenciado seu comprometimento, esforço e dedicação, o resultado do 7º Prêmio Professores do Brasil conseguido por Cleiton, foi resultado de várias e várias madrugadas passadas em claro, que ele tem passado para descrever e identificar os benefícios do Projeto de xadrez, para através disso consiga mais recursos para continuar o projeto, pois, ele enfrenta muitas dificuldades pela falta de incentivo e recurso no município, porém, ele nunca desanima, todos os dias chega em casa como uma nova ideia e uma alternativa para resolver os problemas, todas essas ações do projeto, ajudam nossas crianças e jovens a ter uma melhor perspectiva de vida, a olhar o futuro com sonhos e esperanças, e agora sinto-me feliz pois esse sonho já tem nome, objetivo e a estrada a ser seguida “ Projeto de Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social”.

            MARIAINÊS ZAMINHAN - DIRETORA DA ESCOLA M. ANTÔNIO PERREIRA

            Projeto de xadrez como ferramenta de inclusão é ótimo, pois desenvolve vários benefícios para as crianças como raciocínio, concentração, atenção, a criança fica mais esperta, desenvolve em todos os sentidos da aprendizagem, assim acaba por aprender os conteúdos escolares como mais rapidez. Queremos muito trabalhar o xadrez na nossa escola, pois, queremos elevar o nome da Escola e a dos alunos no cenário Municipal e Estadual e Nacional, como é o caso do aluno Clécio França dos Santos que hoje foi um dos melhores alunos de xadrez do município, por intermédio da nossa Professora de Educação Física Andréia e o Prof. Cleiton que deram a oportunidade deles se destacar no xadrez, assim queremos para outros alunos.

MARIA APARECIDA A. Y. FIGUEREDO - DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA APARECIDA

            No final do 2° Semestre aqui na Escola desenvolvemos o projeto de xadrez em parcerias com o Projeto de Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social do Professor Cleiton Marino Santana, ele se deu através dos monitores da Escola M. Jardim das Palmeiras, onde duas vezes por semana eles ensinam no contra turno os alunos da nossa Escola. Podemos observar que o Projeto de xadrez ajudou os alunos na concentração e disciplina, sendo que alguns participantes tiveram mudanças significativas em sala de aula. Tivemos a experiência de um Pai de um aluno que veio na Escola pedir um tabuleiro de xadrez para o filho jogar em casa, uma vez que o pai não tinha condição de comprar, então a Escola cedeu  um tabuleiro para o aluno. Verificamos que o projeto foi relevante e que uma semente foi plantada, espero que nesse novo ano o projeto só aumente.

 

CÉSAR AUGUSTO GUEDES  - PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

            Pude verificar a convite do Professor Cleiton M. Santana os resultados do Projeto de xadrez como Ferramenta de Inclusão social na Escola Municipal Jardim das Palmeiras no momento em que o Professor apresentava o relatório para a Fundação André Maggi em 2013, os resultados apresentados mostraram que o xadrez contribui para o aumento das notas escolares dos alunos, uma vez que o xadrez é um instrumento pedagógico. Verificamos também os valores sociais que o projeto estabelece na comunidade, uma vez que existem muitas crianças sem atividades, e é de suma importância organizar ações concretas que estimulem o envolvimento social de alunos, pois, quando os alunos não têm onde buscar uma atividade esportiva ou cultural o mesmos podem ir por caminhos que não são bons. Como gestor escolar também gostaria que o xadrez seja desenvolvido na nossa escola e com certeza estaremos realizando uma parceria para esse projeto de xadrez na nossa Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira. 

 

 

DEPOIMENTOS DOS PROFESSORES DO PROJETO

 

PROFESSOR ROGÉRIO RICARDO - PROFESSOR DE XADREZ

 

            Desde o dia em que conheci o Professor Cleiton Santana, percebi que ele tinha um talento especial e muita motivação para alavancar grandes empreendimentos. Portanto, resolvi apoiá-lo em seu projeto de xadrez que visa atender a comunidade em geral, principalmente àquelas crianças mais carentes dos bairros vizinhos, resgatando-lhes das ruas, proporcionando-lhes uma educação mais digna e de qualidade, preparando-lhes intelectualmente de modo incrivelmente correto: através do ensino teórico e prático do Xadrez. Esta arte que está revolucionando o mundo inteiro, oferecendo aos alunos muita concentração, criatividade, cálculo, imaginação, alegria, respeito mútuo, visível melhora em suas notas escolares e sem contar que é um prazeroso, indescritível e saudável entretenimento. Parabenizo aqui o Professor Cleiton por sua brilhante iniciativa. Estou torcendo que ele continue sendo este visionário competente e que também possa alcançar o apoio de outras pessoas e ajudá-lo a construir um mundo melhor para as crianças através do Xadrez. Conte comigo Professor Cleiton! Muito sucesso na sua vida! Mais uma vez: Parabéns!

PROF. JULIO CESAR FERREIRA - PROFESSOR DE XADREZ DO PROJETO

            O projeto por si só é um agente de inclusão social, aonde vem interagir com as crianças e adolescentes do Bairro Jardim das Palmeiras, esse projeto está sendo desenvolvimento num lugar de grandes problemas sociais, e está sendo conduzido de maneira fantástica, não só por parte dos professores do projeto, quanto para com os alunos e pais envolvidos no projeto, assim para toda a sociedade em Campo Novo do Parecis, e cabe resaltar que o projeto já teve grande repercussão Internacional em Havana- Cuba, onde eu tive a oportunidade de acompanhar o Prof. Cleiton no Evento Internacional e nas atividades em Havana, e através dessa iniciativa nós conseguimos articular vários projetos em parceria com o Instituto Superior Latino americano de xadrez. O projeto de xadrez tem vários benefícios para as crianças, aonde elas podem desenvolver a modalidade de xadrez quanto esporte, quanto uma ocupação, assim, fortalecendo a cultura da criança como um todo, e é importantíssimo ter esse trabalho para que nos possamos desenvolver o sócio cultural da criança no meio social e descrever que todo os professores desenvolvido que participam desse projeto, assim como o professor Cleiton que se dou nesse projeto, e os demais que tem feito uma parceria como o projeto, estão todos de parabéns.

WADSON DA REGIANE – PASTOR - PROFESSOR DE XADREZ DO PROJETO

            Conheci o projeto xadrez como inclusão social em um evento da Igreja Presbiteriana do Brasil, onde o professor Cleiton levou alguns de seus monitores para fazer uma demonstração e instruir jovens que estivessem interessados em aprender mais sobre o jogo de xadrez. Desde então, eu que já me interessava pelo xadrez passei a ter mais interesse, pois jogava, mas nunca tinha sentado para estudar sobre o jogo. Hoje me juntei ao projeto, para poder conhecer mais sobre o xadrez, e também participar de um projeto que cresce a cada semana dentro de seu propósito de inclusão social. Como instrutor auxiliar, notamos o crescente interesse dos alunos em um jogo que trabalha concentração, raciocínio lógico, paciência, disciplina, amizade, bem como, afasta as crianças e adolescentes das drogas e criminalidade. Sou grato a Deus que me permitiu conhecer e participar de um projeto com tamanha grandeza e nobreza.

PROFESSOR FÁBIO LIMA - PROFESSOR DE XADREZ DO PROJETO

            Trabalho com o xadrez há mais de 10 anos, o projeto de Xadrez como Ferramenta de inclusão Social apoiado pela Fundação André Maggi tem dado muito frutos, uns que já estão com destaque Estadual e Nacional, eles tem um desenvolvimento muito grande e é um sonho que a gente está realizando há muito tempo, eu, particularmente, trabalhava com o xadrez e sonhava ter um espaço como este, e na época quando a gente dava aula era quase impossível e agora eu vejo esse sonho sendo realizados, os meninos esses dias já estão com o desenvolvimento enorme, e é uma das grandes promessas do cenário Estadual e quem sabe Nacional.

ACADÊMICA FRANCISTÂNIA DOURADO - PROFESSORA DE XADREZ DO PROJETO

            Trabalhar como professora do projeto de Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social na Escola foi um aprendizado muito grande, como futura pedagoga passe a ter uma visão mais ampla de que é a educação pode ser trabalhada de forma prática e lúdica através do esporte. No meu ponto de vista o xadrez auxilia no desenvolvimento da criança, tanto no psicológico quando com a firma de inclusão, pois eles aprendem a se comunicar melhor e a interagir com as outras pessoas, pois o xadrez pode auxiliar bastante na concentração dos alunos, pois eles aprendem para pode raciocinar melhor.

ACADÊMICA QUELI COSTA E SILVA- PROFESSORA DE XADREZ DO PROJETO

            Como Professora no Projeto de Xadrez Como ferramenta pedagógica vejo o grande progresso e aprimoramento dos alunos que participam do projeto, eles conseguem desenvolver suas habilidades cognitivas, e é importante resaltar que os benefícios do xadrez na educação de nossas crianças e adolescentes, de modo que todos melhoram seu raciocínio e demais habilidades cognitivas, criando condições para ampliar seu conhecimento e desenvolvimento nos conteúdos escolares, e levam exemplos para a vida adulta através dos valores.

IOLANDA SOUZA GAMA - DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS PALMEIRAS

            O projeto de xadrez como ferramenta de inclusão social na nossa escola ajudou a desenvolver as notas escolares dos alunos, como por exemplo, o aluno Felipe de Souza Matos, era um dos alunos problema da nossa Escola, tinha um baixo nível escolar, tinha reprovado dois anos seguidos, e depois que entrou no projeto, além de passar de ano, passou a ser monitor e ensinar xadrez nas outras escolas. O projeto ganhou o 7º Prêmio Professores do Brasil onde eu e o Professor Cleiton tivemos a oportunidade de ir para Brasília receber o prêmio para o professor e para a Escola. Esse ano na nossa Escola a sala do projeto de xadrez vai aumentar, e a perspectiva e que o projeto contrate mais professores, para atender mais alunos e consiga ajudar mais outros alunos que tem mais dificuldade na escola, para melhorar o aprendizado e todos os quesitos pedagógicos, realizando o trabalho com as crianças que tem necessidades especiais e facilite o nosso trabalho na escola.

DEPOIMENTO DE PESSOAS DA SOCIEDADE

 

LEANDRO SALLES - PRESIDENTE DA LIGA BRASILEIRA DE XADREZ

 

            É impressionante e contagiante ver um projeto como esse, de xadrez como ferramenta de inclusão social, sendo desenvolvido de uma forma tão profissional e atingindo resultados robustos sob a coordenação do professor Cleiton Marino Santana. As cidades do interior, que tanto carecem de infraestrutura e pessoal para desenvolverem e implementarem seus projetos, podem e devem se espelhar no exemplo de Campo Novo dos Parecis. O município, até então desconhecido por mim, é colocado agora na rota dos melhores projetos de xadrez do Brasil através do diligente trabalho do prof. Cleiton Santana.

SANDRA CARVALHO - JORNALISTA

            Tornar acessível uma atividade que pode contribuir com o desenvolvimento intelectual e emocional de uma pessoa é, sem dúvida, uma atitude nobre, merecedora de todas as reverências. Afinal, muitos têm potenciais e não utilizam ou fortalecem por falta de oportunidades. O Xadrez, como atesta o Projeto de Xadrez como Ferramenta de Inclusão de Inclusão Social, é capaz de transformar vidas, de despertar sonhos, de ultrapassar limites. E os resultados até agora obtidos são fruto do esforço de seus idealizadores, dos apoiadores e especialmente dos alunos beneficiados.

PROF. GÉRSON PERES BATISTA - MESTRE NACIONAL DE XADREZ

            Nestas mais de duas décadas de intensa vivência do xadrez escolar e também competitivo pude vivenciar os benefícios que o xadrez proporciona aos seus praticantes. A questão hoje no setor educacional é a de como levar concomitantemente educação subjetiva e objetiva aos alunos? Como o professor pode ser um facilitador para os estudantes aprenderem a ter independência de pensamento e buscar eles mesmos as respostas às suas dúvidas e ainda conseguir absorver conteúdos para estarem aptos a passarem no vestibular e em concursos, que exigem conhecimentos mais específicos?! O desafio, portanto, é conseguir com que os alunos ao terminarem a educação formal nas escolas sejam um ser humano completo, tendo sucesso em suas atividades profissionais e vivendo harmoniosamente com sua família e na sociedade. Onde entra o xadrez neste processo? É que ele promove uma ponte entre estes dois pontos da educação objetiva e subjetiva, ajudando os alunos a assimilarem os conhecimentos escolares das diversas disciplinas com maior facilidade por ser um potencializador da mente, aguçando o cérebro para questões como raciocínio, cálculo, memória, etc. E lida ainda com questões importantes - no xadrez e na vida - como planejamento de curto, médio e longo prazos, tomada de decisão, autocontrole. Em face do exposto anteriormente sou amplamente favorável à inserção do xadrez na escola, onde projetos inovadores como o implementado pelo Prof. Cleiton Marino Santana em Mato Grosso faz toda a diferença para a melhoria da educação nacional. Inclusive, para nós educadores o Prof. Cleiton Santana tornou-se um modelo ao ganhar o 7º Prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação e buscar aperfeiçoamento técnico no exterior, a exemplo da viagem realizada a Cuba, à sede do ISLA.

EDSON MARQUES DE OLIVEIRA - PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

            Ao estudar o campo  social, e principalmente as formas de intervenção podem perceber que a década de 1990 foi extremamente desafiadora, pois o campo social, através das ideias e princípios neoliberais, reduziu significativamente, nessa época,  o investimento nesse campo, deixando a mercê do mercado e dos movimentos sociais a resolução das mazelas criadas pelo próprio sistema capitalista de produção. Paradoxalmente, em meio a essa redução é que surge uma miríade de modalidades e estratégias de intervenção social, que trazem em si o espírito de inovação social, onde ações relativamente simples, de grande impacto e de fácil reaplicação são apresentadas para ao mesmo tempo incluir, motivar, melhorar os aspectos cognitivos e pedagógicos e acima de tudo, dar disciplina/concentração e com isso possibilitar um pensar diferente o processo educativo em nossos dias.  Pelo que conheço do projeto de xadrez do Prof. Cleiton, que acompanho desde que era estudante, essa talvez seja um dos projetos que melhor espelha essa leva de bons projetos vindos da contradição de um país de desigualdades, mas com grandes talentos e criatividade. É sem dúvida um projeto que abrange essas dimensões e sem dúvida, e  com o devido apoio e financiamento, poderá render grandes frutos na árdua tarefa de criar estratégias pedagógicas criativas, motivadoras e de impacto social inclusivo.

DÉCIO ROBERTO CALEGARI - COORDENADOR DE PARADESPORTO DA SECRETARIA DE ESTADO DO ESPORTE DO PARANÁ

            Fui professor e orientador do Prof. Cleiton Marino Santana, durante os quatro anos em que ele completou sua formação em Educação Física e posso afirmar que ele sempre foi um aluno estudioso e apaixonado pelo Xadrez. Foi o acadêmico com maior publicação científica da história da Universidade, ganhando até de muitos professores. Desde o início do curso demonstrou apreciar a produção científica e durante a formação superior produzimos juntos mais de vinte trabalhos científicos relacionando xadrez e educação.  Sempre esteve envolvido no desenvolvimento do xadrez e além de organizar um clube de xadrez na própria UNIPAR CAMPUS TOLEDO - Universidade Paranaense, simultaneamente desenvolvia projetos de xadrez em escolas públicas na cidade de Toledo. O sucesso do seu projeto é fruto de sua inquietude com o marasmo e a postura reprodutora dos professores brasileiros, principalmente aqueles que atuam na educação pública. Sua paixão pelo xadrez e pela educação o torna um professor especial que os estudiosos chamam de professor pesquisador, que são os que desenvolvem a capacidade de produzir conhecimento e mudar a realidade das comunidades onde vivem. E o que mais impressiona no trabalho do Cleiton é sua capacidade de utilizar a tecnologia de informação que atualmente é abundante para desenvolver ações que promovem a criatividade e a capacidade artística. Encerro meu depoimento afirmando que a maior conquista de um mestre é ser superado por seu discípulo e posso afirmar com convicção que ao ver o trabalho que o Cleiton desenvolve pude aprender e entender as ações que faltam desenvolver nos projetos que organizo. Espero que Deus continue iluminando seus passos. De quem sente orgulho por ter participado de sua formação e de ser um grande apreciador do seu projeto.

GERALDO LEBREDO ZARRAGOITIA - MESTRE INTERNACIONAL DE XADREZ - REITOR DO INSTITUTO SUPERIOR LATINOAMERICANO DE XADREZ - HAVANA- CUBA

            O projeto tem me parecido muito interessante, porque utiliza o xadrez como possibilidade de inclusão social, uma vez que utiliza essa disciplina como uma importante ferramenta educativa para crianças e jovens da sociedade em Geral. Espero que possa continuar desenvolvendo-se e com o qual o Instituto Superior Latino Americano gostaria de colaborar.

SERGIO ARTEAGA - MESTRE NACIONAL DE XADREZ - VICE- REITOR DO INSTITUTO SUPERIOR LATINOAMERICANO DE XADREZ - HAVANA- CUBA

            Temos a honra de conhecer o projeto de Cleiton Santana, que é um trabalho de tem um grande rigor científico, que cumpre com as exigências contemporâneas da investigação e que pensamos de maneira General do Reitor do ISLA e também de como Professor de Pesquisa que compre com um propósito verdadeiramente bom e proveitoso para as crianças e jovens de sua localidade. Pois como todos sabem, Cleiton propõe um programa e uma investigação cheio de novidade e com a qual se inclui o xadrez como uma ferramenta educativa de inclusão social, e na qual faz uma comparação magistral dos resultados antes de depois da aplicação do xadrez, e se vê que houve uma evolução nos resultados escolares nas diferentes disciplinas como história, matemática e outras, e como também as crianças que vão desenvolvendo os valores educacionais através desse trabalho sistemático, que não só se desenvolve dentro da sua escola, mas também em todas as localidades, formando homens de bem, de hoje e de amanhã.

PROF. CLEITON MARINO SANTANA - DIRETOR TÉCNICO DO PROJETO

            Graças a meus pais, que me ensinaram o valor da vida, e como é importante ajudar o próximo, me inspirou a não apenas oferecer uma atividade pedagógica, mas sim, uma educação de vida pelo esporte. O xadrez como esporte é apenas uma ferramenta, um meio, que eu descobrir e que é capaz de mudar a vida de muitas crianças. Por onde passei, percebi que o xadrez fez muita diferente na vida de meus alunos, e hoje aqui em Campo Novo do Parecis não é diferente, no Bairro Jardim das Palmeiras tem muitas crianças, que além de educação, precisam de amor, carinho e atenção e mais importante “oportunidade”. Esse sucesso que vejo hoje nos resultados e depoimentos dos alunos, professores e amigos que tem acompanhado TV, Rádio e Jornal, não é nada de mais, perto das transformações das vidas que estão ocorrendo dentro do projeto. Sinto me realizado por estar proporcionando essas transformações. Porém, a cada dia, me sinto mais desafiado, buscando novos objetivos e desafios, pois temos muitas crianças para ser atingidas. Com a associação quero criar um mecanismo que possa atender todas as crianças de 6 a 14 anos do município, criando um sistema unificado através das escolas, criando uma sede própria e outras sedes menores nos bairros, com várias atividades pedagógicas como teatro, dança, pintura, cinema, xadrez, música, lutas, reforço escolar, esporte, circo, recreação, artesanato e atendimentos para crianças em nutricionista e psicopedagogos e também para crianças especiais. 

Voltar

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.