ENXADRISTAS DE CAMPO NOVO DO PARECIS SE DESTACAM EM CENÁRIO NACIONAL

18/06/2013 16:34

Nos dias 30 de Maio a 03 de Junho na cidade de Manaus na Amazônia, aconteceu o Festival Nacional da Juventude, denominado como Campeonato Brasileiro de Xadrez, onde se reunia os melhores jogadores do Brasil. Da cidade de Campo Novo do Parecis, representado o Estado do Mato Grosso foram os alunos Clécio França dos Santos (14 anos) da Escola Antônio Pereira e o aluno Jailson da Silva Santos (10 anos) da Escola Municipal Jardim das Palmeiras.

O evento contou com a participação de 11 Estados do Brasil, e com mais de 100 participantes, a competição reuniu os melhores jogadores do Brasil até 16 anos. Clécio França dos Santos, que começou a jogar xadrez no CRAS na cidade de Campo Novo do Parecis há 06 meses, obteve a 14º colocação, vale ressaltar que Clécio jogou com 06 jogadores, sendo 02 deles ranqueados em nível Internacional, se o aluno, jogar esse ano com mais 07 jogadores ranqueados em nível Internacional obterá sua rating em nível internacional, hoje atualmente apenas 18 jogadores de xadrez do Mato Grosso obtém essa titulação. Jailson da Silva Santos com apenas 10 anos, jogando com jogadores de 16 anos, obteve a 25º colocação. Se analisado, o tempo de treinamento em relações aos demais jogadores que estavam na competição, os dois alunos da cidade obtiveram um desempenho fantástico.

Com o grande apoio que os alunos estão tendo, tanto da Secretaria de Esportes e Educação do Município, no próximo ano, esses resultados serão mais expressivos, visto que terão mais tempo para os treinamentos e jogarão em suas respectivas categorias, uma vez que esse ano foi um ano de grandes desafios, onde jogaram em categorias acima para obter maior nível de jogo e jogar com jogadores de Rating internacional.

Seu Professor e treinador Cleiton Marino Santana, conseguiu no mês passado em Fortaleza no Ceará o seu ranqueamento em nível Internacional, se tornando o 18º jogador de Xadrez do Mato Grosso a ganhar essa titulação, no começo de Junho a Federação Internacional de Xadrez atualizará a lista colocando o nome do Professor Cleiton, das 09 partidas necessárias para o título o Cleiton ganhou 04 partidas, empatou 01 e perdeu 04 partidas, realizando 50% nos eventos em Ceará e em São Paulo em 2013.