Projeto de Xadrez na Escola Municipal Jardim das Palmeiras

PROFESSOR DE XADREZ DE CAMPO NOVO DO PARECIS PARTICIPA DE EVENTO HISTÓRICO NO BRASIL

14/03/2014 01:08

Dos dias 06 a 10 de Março, em Caxias do Sul no Estado do Rio Grande do Sul, aconteceu um dos maiores eventos do xadrez do Brasil de todos os tempos, isso porque o atual Campeão Mundial de xadrez Magnus Carlsen participaria das atividades do evento.

Nunca na história dos Campeões Mundiais de xadrez houve-se essa possibilidade, em 2011 o ex Campeão Mundial Gary Kasparov, veio para o Brasil, porém, jogou apenas uma simultânea com apenas 20 pessoas.

Para o evento da Festa da Uva esse ano, Maguns fez algo histórico, nunca feito por um Campeão Mundial, que foi participar de um Torneio de Xadrez Aberto, realizar 04 simultâneas às cegas e desafiar 35 jogadores de vários níveis na simultânea principal.

O Professor Cleiton Marino Santana, foi um dos 35 Brasileiros a participar dessa simultânea de xadrez, que aconteceu no Shopping Iguatemi em Caxias do Sul no dia 7 de Março, veja a foto abaixo:

Professor Cleiton realizando o movimento e sendo observado por Magnus

A partida do Campeão Mundial Magnus X Professor Cleiton, terminou em 30 lances, para quem sabe acompanhar pode ver a partida Maguns (Branca) e Cleiton (Negras), 1.Cf3, d5, 2.d4, Cf6, 3.c4,e6, 4.g3,Bb4+, 5.Bd2,BxBd2+, 6. DxB,Ce4, 7. Dc2, Cd7, 8.Bg2, c6, 9.0-0,0-0, 10.Cbd2, f5, 11. Cfe1, Cdf6, 12. Cef3,Bd7, 13. Cd3, Tc8, 14. Cfe5, b5, 15. C5, a5, 16. Dc1,b4, (aparentemente esse lance 16, b4 não foi bom, pois no lance 17, Magnus jogaria f3, e o cavalo não teria casa segura para ficar, visto que em g5 a dama capturava, porém, numa análise posterior, verificou-se que não era tão ruim, se 17.f3, Be8, 18. fxC, seguiria 18. dxe, com ameaça ao cavalo, porém, o melhor seria 19. Dc4, pois se tirar o cavalo para tem 19. Cf4, teria 19.Dxd4+, 20.e3, DxCe5, com vantagem para a Cleiton de acordo com Fritz 13 -+ (-3.15). Foi seguido no lance 17. f3, Cxp, minimizando a perda, seguiu 18.pxC, Ch5, 19. Rf2,f4, esse lance é perigoso, visto que tem Dh4, o que obrigou 19. Th1, entregando peão, 19.fxg, 20. Rg1, Be8, 21. Bh3, Df6, 22. Bh3, Df6, 23. Bg4, g6, 24. Dh6, Tc7, 25. BxC, gxB, 26.DxD, TxD 27. Rg2, Tg7, 28. Th3, Th6, 29. Tah1, Tf6, 30. Txp, nesse lance, força a troca de torres e a qualidade a mais de Maguns prevalecerá no final do jogo, e possivelmente ganhará a partida. È comum entre os jogadores de xadrez, e é considerável como uma parte da ética, quando você tem uma posição inferior ao do seu adversário, que possivelmente não conseguirá reverter, e comum abandonar a partida, em sinal de respeito pela posição no tabuleiro e para o jogador, seguindo essa linha, no 31 lance o Professor Cleiton abandonou a partida.

No Evento ainda o Professor Cleiton Marino Santana, participou de uma Palestra com o Campeão Mundial no Recreio da Juventude no dia 06, onde Magnus apresentou uma partida como o tema “ rei andando pelo tabuleiro”, foto de Maguns com o Professor após a palestra.

Eduardo Mello, Maguns Carlsen, Prof. Cleiton Santana na Palestra

No torneio principal, considerado o Torneio mais forte da América Latina, o Professor Cleiton ainda teve a honra de jogar na 1ª rodada do evento com o Grande Mestre Peter Nielsen da Dinamarca com o rating Fide de 2652, no momento do evento, Peter era o segundo melhor colocando de Rating no evento, e está entre os 100 melhores do mundo, pelo rating no evento, Peter perde apenas para Magnus que tem 2872.

As 04 primeiras mesas do evento eram televisionadas por um telão para o público acompanhar, e a partida do Prof. Cleiton foi transmitida para todos no evento, como a partida era de modalidade rápido e a organização não disponibilizou a partida e não temos como reproduzir, mas, o Professor Cleiton, teve um desempenho muito bom, chegando até estar melhor na posição em alguns lances, porém, a grande experiência do Grande Mestre prevaleceu,

As fotos mostram a posição no lance 51. Rf4, protegendo o peão de f7 e consolidando a posição, porém, para quem entende de xadrez, sabe que é muito difícil um jogador comum chegar até o 51 lances com um Grande mestre, geralmente as partidas terminam rápido, mas o professor Cleiton lutou bastante e após a partida rendeu elogios do Grande Mestre pela forma que jogou a partida.

Esse evento foi considerado pelos enxadristas com um dos melhores eventos de xadrez já realizado no Brasil, tanto pela estrutura do evento, quando pelo número de jogadores de alto nível, no evento, estavam participando cerca de 12 países,  e 18 Grandes Mestres.

Uma curiosidade que poucas pessoas sabem, mas o Professor Cleiton e seu amigo Eduardo Mello de São José do Rio Claro, jogaram um partida de basquete contra o Campeão Mundial Maguns e Peter Nielsen, entre a 8ª e 9ª rodada, Maguns gosta muito de esportes e já afirmou que gosta de mais Futebol do que o próprio xadrez, e durante esse meio tempo dessas rodadas, Maguns estava jogando basquete com Peter no Ginásio do evento, não perdendo a oportunidade e sabendo que Carlsen é extramente competitivo, o Professor lançou um desafio, e jogaram, porém, acabaram perdendo, os Grandes Mestre ganharam de 4x2.

Ao final do evento, Maguns, amante do Futebol, jogou uma partida de futebol com os enxadristas do evento, mostrando humildade de um Campeão Mundial de xadrez.

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.